Como escolher a cortina ideal

cortina de tecido (imagem pinterest) 

As cortinas de tecido deixam o ambiente aconchegante e elegante, além da estética, as cortinas são muito úteis para controlar a luminosidade e privacidade.

As cortinas podem ser de diversos acabamentos: tecidos sintéticos ou naturais, leves ou pesados.

Para escolher o melhor é importante pensar em como, onde e qual a finalidade da cortina.

Se for para uma janela onde há bastante incidência de sol direto e melhor escolher uma cortina com material sintético ( que desbota menos) e de cor mais clara.

Caso a cortina seja para ajudar a reduzir ruídos ou iluminação ela pode ser de tecido mais encorpado ou até mesmo blackout.

Se a intenção é preservar a privacidade sem perder a iluminação, cortinas com tecidos leves como o voil são as mais indicadas.

cortina voil
Cotina voil - garante luminosidade e privacidade (imagem:pinterest)

 As cortinas podem ser instaladas em trilhos ou varões. No caso de trilhos, eles podem ser embutidos no teto ou sanca de gesso, deixando o ambiente mais clean.

A maneira mais simples de instalar cortinas é utilizando o varão. Para não prejudicar o visual, o ideal é medir a distância entre o final da janela e o teto e colocar o varão no meio.

As cortinas devem ter comprimento suficiente para tocar o chão do ambiente, exceto quando existirem balcões ou móveis em baixo da janela.

Elas também devem ser, pelo menos 15cm, mais largas que as janelas ou portas. Essa medida vale também para o comprimento do varão.